Free cookie consent management tool by TermsFeed
×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

210
Municípios Consorciados

Notícias

ARIS/SC promove reunião para discutir a utilização de sistemas locais para o tratamento de esgoto

Data de publicação: 17 de março de 2023


Na última quarta-feira (15.03) a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS/SC), promoveu reunião técnica virtual para discutir a adoção de sistemas locais para o tratamento de esgoto sanitário (sistema individual composto por fossa séptica e filtro anaeróbio).
Participaram da reunião representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MDR) e técnicos do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS). A reunião ainda contou com a participação do Instituto Trata Brasil, da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (CASAN).
A reunião coordenada pela ARIS, contou com a apresentação do Projeto TrataSan desenvolvido pela Agência em municípios catarinenses de pequeno porte desde 2017. O projeto TrataSan tem como objetivo a gestão das soluções locais (individuais) descentralizadas como alternativa na impossibilidade técnica e financeira de implantação de sistemas convencionais de rede coletora e estações de tratamento de esgotamento sanitário. Os pesquisadores da UFSC e da UDESC ainda destacaram a eficiência e o custo benefício dos sistemas locais para o tratamento do esgotamento sanitário.
A intenção da reunião foi discutir formas de contabilizar nos indicadores do SNIS (e futuramente do SINISA) as soluções locais (descentralizadas) para o tratamento do esgoto sanitário.


topo