Voltar

Notícias

ARIS realiza fiscalização no SAA de Porto Belo

Ter, 29 Dezembro de 2015

As Equipes Técnicas da ARIS realizaram, nos dias 18 e 28 de dezembro, fiscalizações no SAA de Porto Belo para verificar as ações de melhorias realizadas para a temporada de verão.

Nestas ocasiões foram visitadas as instalações da Estação de Tratamento de Água do sistema principal, onde também se localizam a captação, a lagoa de reservação e as Estações de Recalque de Água Bruta e Tratada; além disso, também foram visitadas  a unidade de pressurização de rede (Booster Âncora) e a Estação de Tratamento de Água e unidade de Reservação de Água Tratada do Sistema Vila Nova.

Verificou-se que a qualidade da água tratada está atendendo aos padrões de potabilidade exigido por lei e que as melhorias realizadas na ETA Principal permitem uma vazão de operação de 240 litros/segundo, o que, juntamente com a temporada de chuva que se configura, tende a suprir a demanda desta temporada de verão. No entanto, como previsto pela ARIS em outras ocasiões, a fragilidade do sistema reside na demanda energética da ETA principal. Para isto, como verificado na última visita, a CASAN realizou a instalação de um gerador nesta unidade para minimizar os impactos decorrentes da falta ou oscilações da energia elétrica durante a alta temporada.

A ARIS tem realizado e continuará realizando fiscalizações e vistorias técnicas em diversos Sistemas do litoral Catarinense como parte das ações de monitoramento da operação dos SAA/SES durante a temporada de verão.