Voltar

Notícias

ARIS participou e apoiou o IV Seminário de Políticas Públicas para Conservação da Água em Chapecó

Qua, 04 Março de 2015

Na data de 04 de março, a ARIS esteve participando e apoiando a realização do IV Seminário de Políticas Públicas para Conservação da Água, que aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. Tendo como tema central o enfrentamento da crise hídrica, foram apontadas como alternativas para enfrentar a crise brasileira da água, ações pedagógicas, mudança cultural, atitudes proativas e medidas de sustentabilidade, focadas nas discussões durante o Seminário. O evento organizado pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/AMOSC) e pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (CIDEMA) integrou aproximadamente 200 participantes.


De acordo com o presidente da AMOSC e da FECAM e prefeito de Chapecó, José Caramori, os gestores públicos municipais enfrentam inúmeros desafios diariamente, e sem a ajuda da sociedade, muitas vezes, não conseguem solucioná-los. “O tratamento e a conservação da água, bem como a destinação correta dos resíduos sólidos são as questões mais caras a serem resolvidas pelas prefeituras. Neste sentido, precisamos da ajuda dos moradores para encontrar alternativas econômicas e viáveis. Contudo, vemos uma sociedade apática e desanimada, que precisa reagir e participar de discussões como essas propostas pelo Seminário para que ocorra uma mudança efetiva”.
As estiagens prolongadas e as precipitações pluviométricas irregulares em várias regiões catarinenses preocupam os pesquisadores da área e os gestores públicos municipais. “Para sensibilizar a população de que todos têm a responsabilidade de reduzir o consumo, conservar a água e adotar medidas sustentáveis, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) elaborará uma cartilha de conscientização que será distribuída junto com a conta de água”, antecipou o Diretor Geral da entidade, Adir Faccio.


O evento contou com o apoio da Unochapecó, UFFS, Udesc, Unoesc, Unopar, Casan, Secretarias Municipais de Educação, Epagri, Polícia Militar Ambiental, Instituto Saga, Cooperativa Central Aurora Alimentos, Fundação Aury Luiz Bodanese, Comitê Chapecó/Irani, Prefeitura Municipal de Chapecó, Consórcio Iberê, Ministério Público do Trabalho/Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Regional/Município de Chapecó e Emprego e Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS). (Fonte: MB Comunicação).